terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tipos de Mentes


"Rumo a uma compreensão da Consciência"



Nesta postagem vou colocar, talvez, uma das grandes postagens que este blog já fez. Através de um estudo multidisciplinar é possível explicar a existência da consciência como um produto lateral da evolução.


Utilizando a teoria da seleção natural (que foi embasada em um outro texto neste mesmo blog, se existir a necessidade de pesquisa), o pesquisador e estudioso Daniel Dennett explica que toda a evolução e mudança ocorrida em seres vivos, apesar de acontecer através de mutações, teve de ser extremamente necessária para que se mantivesse.


Ao contrário das mentes de outros animais, a mente humana possui uma postura intencional que interage com o ambiente.


Enquanto que uma gazela nasce programada para agir de uma determinada forma diante de cada estímulo, ou percepção do ambiente, a mente humana é capaz de passar por duas experiências diferentes e ter a capacidade de julgar qual delas é a mais apropriada.


A Função do nosso tipo de mente é responsável por tomar decisões. Mas como Darwin, Mendel e Dennett perceberam, para que esta nova mente passasse a existir, foi necessário que o nosso gene estivesse correndo o risco de se extinguir.


Poderia haver alguma programação na nossa antiga mente que poderia estar se contradizendo diante do ambiente. Como é entendido, o ambiente sempre esteve em mudanças, no entanto essas programações genéticas eram revisadas apenas em milhares ou até milhões de anos. Podendo acarretar na extinção do gene.

E o nosso gene só faz querer sobreviver e se replicar. Somos maquinas de sobrevivência e replicação dos nossos genes.


A mariposa talvez seria uma grande candidata a uma suposta tomada de consciência, igualmente ao que ocorreu à nossa espécie. Em determinadas épocas, o inseto costumo ficar em constante impacto com lâmpadas, ou instrumentos luminosos. Isso acontece porque estão programadas para seguir a luz solar - do Sol, obviamente -, já que os seus alimentos estão indicados naquela direção. Mas houve uma mudança considerável no ambiente a partir de Thomas Edison, com a invenção da lâmpada - algo não esperado pelos nossos genes.


Isso fez com que houvesse essa contradição no comportamento das mariposas. O que pode causar, se houver a possibilidade da extinção do gene, uma capacidade de tomada de decisão diante do ambiente - mudando a programação do tipo de mente da mariposa. O que causaria certos valores para a mariposa, uma percepção diante do mundo, ou seja, a consciência, neste caso.


E assim surge o nosso "eu", aquilo que pensamos, aquilo que somos, aquilo que pensamos que somos. No entanto, é tudo programado e limitado por nosso sistema mental e as experiências que vivemos.


Você é aquilo que foi condicionado pelas suas experiências. A cada tomada de decisão através da consciência ,que é a marca do sistema mental humano, a sua percepção vai formando o que você é.


Tenho de deixar claro que não precisamos aceitar esta imposição biológica que sofremos, e nos próximos textos este blog irá aos poucos, ajudar todos a conseguirem ter liberdade diante a fé perceptiva. Também embasarei a semelhança entre tudo que falei e a Inteligência Artificial - que talvez não possua nada de artificial, senão a linguagem utilizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário