domingo, 22 de abril de 2012

O Sistema Educacional Brasileiro

 

Por Sistema Escolar Brasileiro pode se entender um conjunto de escolas que possuem a mesma visão de educação e que formam um todo organizado, tendo como foco os mesmos resultados do processo de escolarização. Resumidamente, o sistema escolar é um sistema aberto (que influencia e é influenciado pelo meio) que tem por objetivo proporcionar educação, compreendendo uma rede de escolas e a sua estrutura de sustentação.        
 
Para que pertençam ao Sistema Escolar Brasileiro, as escolas devem localizar-se no território nacional, influenciar e serem influenciadas pela cultura brasileira, falarem a língua nacional, estarem sujeitas a uma mesma legislação e possuírem anos (séries) e grades curriculares equivalentes.
 
O Sistema Educacional Brasileiro tem nos mostrado que há uma grande diferença entre o que é proposto e a realidade vivida nas escolas, bem como suas metas e objetivos, tendo sua estrutura como resultado de diversas mudanças ocorridas ao longo da História do Brasil.


Durante os primeiros anos, o Sistema Educacional Brasileiro excluiu e desfavoreceu o povo, dando o acesso à educação apenas para a elite. Assim, enquanto a elite continha doutores, a população em sua maior parte era analfabeta, pois os cursos superiores eram para poucos e a escola pública recebia recursos mínimos.    
 
Durante os períodos do Brasil Colônia, Império e a Primeira República, prevaleceu a concepção de educação segundo a qual o professor é o centro do processo educacional, apenas transferindo informações aos alunos - que nada sabem -, conhecida como modelo tradicional de educação.
 
Embora tenham sido expulsos em 1759, os jesuítas implantaram as bases, estrutura e funcionamento da escola brasileira, fundando na colônia dois tipos de escola: uma para as populações indígenas (a catequese) e outra para a elite (os colégios e seminários). Como eram responsáveis pela educação na colônia, os jesuítas tornam a Igreja participante privilegiada da sociedade brasileira, sendo a escola um instrumento de grande alcance na reprodução dos valores da cultura cristã. E, assim, durante um grande período da História do Brasil, a Igreja esteve diretamente ligada à educação do país, o que se reflete ainda hoje com o, ainda que facultativo, ensino religioso nas escolas.           
 
No início da República, foi delineada uma política educacional estatal, resultado do fortalecimento do Estado. Com a primeira Constituição, de 1824, houve a substituição da proposta de uma política nacional de ensino pela regulamentação da instrução primária gratuita a todos os cidadãos e criação de colégios e Universidades, onde a religião não seria mais privilegiada. As modificações da estrutura econômica causadas pela Crise de 1929 e o fim da Segunda Guerra Mundial fazem surgir novas forças sociais e graves confrontos com o governo e com o poder estabelecido. Assim, escola e educação ganham um espaço privilegiado no projeto social, sendo estabelecido que os fracassos, até então diagnosticados, se deviam à forma e estrutura que a escola apresentava e não aos seus conteúdos, acesso restrito e falta de recursos.

O movimento dos Pioneiros da Educação Nova marcou o tipo de escola e sistema escolar da época, mas não impossibilitou o crescimento da escola tecnicista, que foi objeto da Constituição de 1937, que estabelecia a clientela desse ensino: as classes menos favorecidas.     

Nesse período, onde o debate sobre educação foi amplo, destacavam-se a preocupação com a oposição entre escola pública e privada, ensino leigo e confessional, saber literário e útil. Apesar das várias reformas do ensino e promulgação de três cartas constitucionais, o Sistema Educacional Brasileiro não chegou a melhorar o rendimento escolar, aperfeiçoar o administrativo e o futuro da escolarização após o primário.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) foi criada, em 1961, para assegurar os direitos educacionais à população e dar a esta um meio seguro de cobrar seus direitos mediante seus governantes.     

Mas a ditadura militar, instalada em 1964, mudou o curso dos processos de organização e participação da sociedade, conferindo ao setor educacional, aos partidos políticos e à classe operária atenção especial. Estabeleceu-se aí o Estado de força, cujo impacto social, político e econômico está presente ainda hoje em nossa sociedade. A organização, estruturação e funcionamento do sistema educacional nacional se tornaram objetos a serem reordenados e fortemente fiscalizados.      
 
Com a Lei nº 9.394/96, a LDB buscou normatizar o sistema educacional e garantir acesso à educação para todos. Essa lei traz um conjunto de definições políticas que orientam o sistema educacional e introduz mudanças significativas na educação do Brasil, passando a educação infantil a fazer parte da educação básica do país.    
 
O sistema escolar está intimamente ligado à sociedade, da qual recebe inputs (o que a sociedade proporciona e espera da escola) e devolve outputs (o que a escola proporciona à sociedade). A sociedade estabelece os objetivos a serem buscados pela escola, também proporcionando a esta conteúdo cultural, professores e outros recursos humanos, além de recursos financeiros, materiais e o mais importante: alunos. Com isso, a escola deve devolver à sociedade uma melhoria do nível cultural da população, aperfeiçoamento dos indivíduos, formação de recursos humanos e resultados de pesquisas.           

De acordo com os dados do IBGE, a educação nacional vem tendo melhoras ao longo dos últimos anos com o analfabetismo e analfabetismo funcional caindo e os níveis de frequência e escolaridade aumentando. Dados mais recentes, de 2010, mostram que cerca de 10% da população brasileira de 15 anos ou mais é analfabeta, número pequeno em comparação com os 33,60 % de analfabetos em 1970. Mas isso ainda está longe de significar o funcionamento adequado do Sistema Escolar Brasileiro que, inclusive, tem resultados bem diferentes nas diversas regiões do país em todas as pesquisas observadas, mostrando que o sistema não é organizado suficientemente como um todo unificado, havendo grandes divergências de região para região.  
 
Para que o Sistema Educacional Brasileiro funcionasse em sua plenitude, ele deveria dispor de recursos suficientes para sua manutenção, profissionais qualificados, atendimento adequado de 100% da população, currículos atualizados, ausências de evasão e repetência, desenvolvimento cultural pleno da população e orientação adequada aos alunos.     

Mas o que vemos no Brasil é um funcionamento do sistema escolar bem aquém do acima descrito. Os recursos financeiros destinados às escolas são insuficientes ou mal aplicados, e crianças de zonas rurais, zonas pobres ou que moram em favelas, por exemplo, não frequentam a escola. Aparentemente, a educação está sempre em segundo plano nos planos de quem governa o Brasil, que investe cerca de 5% de seu PIB em educação, enquanto outros países, como a Coréia do Sul, investem o dobro desse valor.
 
Além disso, os professores são mal-qualificados e os currículos não atendem às necessidades das crianças ou da época em que vivemos. O Censo Educacional de 1964 já demonstrava, detalhadamente, as dificuldades que as crianças encontravam para ingressar e permanecer na escola, como grades curriculares desmotivadoras e desinteressantes, professores despreparados, deficiência em equipamentos, longa distância de casa à escola, necessidade de trabalhar para colaborar no sustento famíliar, falta de roupas, alimentação e material escolar etc. E ainda hoje há muitas pessoas fora da escola e alunos com defasagem escolar - crianças em ano (série) inferior ao correspondente à sua idade.     

Os erros acumulados de nosso passado, onde não houve visão e planejamento, se refletem nas condições de nosso país, que precisa crescer e se desenvolver, mas só conseguirá à medida que o funcionamento do Sistema Escolar Brasileiro começar a melhorar.  E isso pressupõe muito trabalho em prol da educação.     
 
Os professores precisam ser valorizados. Está claro que as escolas brasileiras ainda estão presas ao passado e não oferecem desafios intelectuais aos estudantes. Mas só um professor muito bem qualificado é capaz de fazer com eficiência o trabalho que se propõe. E o Brasil não conta com professores com boas qualificações, mas, ao contrário, ainda são poucos os que se dão a esse trabalho. Falta ao Brasil entender melhor que os professores devem ser bem treinados para ensinar, e que um bom professor é aquele que domina o conteúdo e consegue mostrá-lo como valioso aos alunos, fazendo com que estes queiram se apropriar desses conhecimentos.   

O foco das escolas deve ser o aprendizado e a preparação para o exercício de cidadania, ética e evolução cultural. Tudo isso melhora significativamente o país, mas precisa ter condições para acontecer. Para que o Sistema Escolar Brasileiro realmente passe a funcionar do modo como deveria, o Estado precisa entender a importância deste e passar a dar-lhe os devidos investimentos – tanto financeiro quanto de ideais e comprometimento.

21 comentários:

  1. Pode ser até dramático; mas,escola hoje em dia é tudo, menos escola. Falta estrutura onde não devia faltar: Na base social, que,a família, logicamente, tem sua grande importância. Porém, escola é onde forma primeiros pensamentos. O primeiro dia que se coloca o pé na escola marca a vida da pessoa e esta, pode carregar coisas boas e ruim para um futuro cheio ou vazia o de sabedoria.
    Parabéns pelo tema que trouxe a nós.

    ResponderExcluir
  2. verdade o brasil deveria ser um pais que investisse mais em educação

    ResponderExcluir
  3. Os nossos governantes não investem o necessário na educação deixando a desejar, em virtude de: recursos insuficientes ou mal aplicados nas escolas, professores mal qualificados e valorizados, currículos não atendidos as necessidades... Tornando-se entre outras inúmeras causas para a crise no ensino educacional.

    ResponderExcluir
  4. Os nossos governantes não investem o necessário na educação deixando a desejar, em virtude de: recursos insuficientes ou mal aplicados nas escolas, professores mal qualificados e valorizados, currículos não atendidos as necessidades... Tornando-se entre outras inúmeras causas para a crise no ensino educacional.

    ResponderExcluir
  5. esse blog me ajudou demais no projeto de educação no colegio objetivo zona norte sp, excelente abordagem que fizeram, parabéns, adorei!

    ResponderExcluir
  6. concordo com o conteúdo do blog, infelizmente, falta ainda políticas
    públicas permanentes de valorização ao professor, que atualmente é o prestador de serviço da empresa (escola).

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente a Educação esta politizada e estão em guerra de vaidades pessoais de partidarismo, onde visam às vantagens ideológicas e suas possibilidades pessoais serem valorizadas e prevalecidas diante de qualquer crise, " a farinha esta acabando, meu pirão precisa ser garantido " .... a educação é muito prejudicada por causa dos pólos extremistas ...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog, a educação é muito rica, não vamos deixar nossos talentos se perderem nas extremidades de políticas partidárias, nas escolas temos que ensinar não direcionar...

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto, ótimo blog. Infelizmente a educação ainda deixa muito a desejar em nosso país,ainda falta muito investimento para que a educação seja algo de qualidade tanto na rede privada quanto na pública.

    ResponderExcluir
  10. Para que exista uma escola de qualidade, deve haver alguns preceitos basicos:
    disciplina, estrutura, respeito e empenho de todos os atores, escola onde existe drogas entre alunos jamais dara certo.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a Educação é o maior Pilar de luta e vitória, um ser humano Educador tem condições de mudar seu mundo interior e exterior.

    ResponderExcluir
  12. A solução de mudança no sistema global tem que se iniciar na educação.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente a educação continua sendo politizada, com profissionais que atuam na área sem nenhuma motivação, tanto por falta de valorização e até mesmo só para garantir um salário que os sustentem, sem nenhuma vocação para tal. E por outro lado essa "Educação", é que interessa aos nossos governantes, eles não desejam pessoas instruídas, pois isso, não faz parte dos planos governamentais. A educação está com passos muito lentos. O que será do nosso país, com tanta corrupção, falta de empatia, de amor, é muito triste tudo isso.

    ResponderExcluir
  14. Triste é ver e constatar que nada mudou....a educação continua a ser excludente e elitizada. Pode-se mudar o sistema(ETI e PEI) onde a escola exerce qualquer papel menos da educação. Continuamos a ser assistencialista e sem a presença da família. No cenário da pandemia vimos famílias apenas se preocuparem com auxílios e onde depositar seus filhos e nada mais.

    ResponderExcluir
  15. Excelente texto. Elucidou muitos conceitos importantes.

    ResponderExcluir
  16. a ausência ou falha de dialago, achando que tudo tem ser la fora.. incentivos devem começar dentro de casa.. pois nela começa a educação por parte visual e auditiva.

    ResponderExcluir
  17. o livro e maravilho muito produtivo,

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante e nos traz diversos pontos de reflexão!

    ResponderExcluir
  19. Conhecimento porta do sucesso 🎈

    ResponderExcluir