segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A INVISIBILIDADE DA IMAGEM
A Verdade Escondida Por Trás Da Visibilidade


Este é um texto de Semiótica, especificamente voltado a natureza da imagem. Uso referências específicas do doutor em semiótica da comunicação Alexandre Costa.

Nossos olhos têm a capacidade de captar a imagem visível, esta que é apenas uma representação de uma mera imagem aos nossos sentidos. Porém a verdadeira imagem encontra-se no invisível. Ou seja, o qual apenas contemplar não é o bastante.

A imagem existe apenas na compreensão a partir do que não estamos vendo, e através da eliminação do que nós vemos. Sim ela existe, e é mais real do que a imagem visível.

A imagem real, ou o real (como é chamado também) encontra-se fora da simulação da realidade em que a sociedade vive. Segundo o filósofo e pensador Jean Baudrillard, sim, vivemos em uma simulação da realidade. Mas não como muitos ligam, automaticamente, com o filme Matrix, que foi produzido tendo como base o livro Simulacro e Simulações do Jean Baudrillard.

Vivemos em um mundo onde as pessoas possuem a sua realidade virtual. Virtual, pois os indivíduos vivem de acordo com imagens visíveis (audição, visão, tato, paladar e olfato) que não passam de mero passado acontecido em nano-tempos, dissimulações e simulações do real.

Os indivíduos realmente enxergam o mundo, porém cada uma dentro de seu próprio mundo interior, este que é julgado pelo próprio.

Essa realidade individual considerada como verdade absoluta para os indivíduos que vivem sobre esta simulação de realidade é chamada de simulacro.

O simulacro é o estado de consciência onde a pessoa não consegue entender o que o mundo, parado, apresenta-se.No simulacro encontram-se pessoas que não entendem o que enxergam. Mesmo quando a minoria auto critica-se, acontece de maneira errônea, graças ao seu mundo interior já falso.

Imagine um analfabeto olhando para uma palavra, não importando a linguagem em que seja. Bom... podemos considerar que ele irá identificar que é uma palavra, a cor desta palavra, o tamanho dela, talvez o tipo de letra, etc. Porém o que importa realmente é o significado da palavra. Ele pode olhar para a palavra, mas ele realmente a entende?

Imagine que esta palavra possua a etimologia, ou seja, signifique “amor”.
O analfabeto não terá no mínimo uma noção do que a palavra significa apenas ao observar a imagem pela qual ela é representada.

O ponto onde eu quero chegar é que, é desta forma que os indivíduos enxergam tudo no mundo, apenas através da sua representação e não do que realmente é a verdade. Claro que é apenas um exemplo para tentar mostrar o que acontece com essa cegueira em que praticamente todo o mundo encontra-se.

A primeira solução para este problema é a necessidade de existir um conhecimento sobre de que modo julgarmos o nosso próprio método cognitivo, ou seja, de aprendizagem da compreensão.

Logo devemos iniciar um julgamento pelo que os outros enxergam, o modo como cada um racionaliza, julga e conscientiza. Esta é uma das maneiras que eu aconselho para que as pessoas consigam sair do superficial dessa realidade simulada e consigam começar ao menos a entender que a realidade não é o que parece.

2 comentários:

  1. Eder, parabéns, pelo blog e pelos os post está muito legal, e como nesse artigo da "invisibilidade", to contigo também, acho que devemos nos questionar tudo e a todos, pois existe em outras verdades a serem mostradas, como questinou o filme "Matrix", é isso mesmo onde quando alguém começa a buscar a realidade e o virtual das coisas que acontecem, começa a ser perseguidos, vivemos hoje em um padrão social, onde dizem que devemos seguir essas linhas sociais, mas como você e temos alguns pensamentos parecidos.. devemos sim é buscar o alto conhecimento de tudo .... e se questionar sempre..
    isso é verdade?

    acho que era só isso.. abraçoss!

    ResponderExcluir
  2. pois é... nesse mundo, cada um vive o seu.

    Parabéns cara, o Blog tá mto bom...
    Abraço

    ResponderExcluir