domingo, 29 de junho de 2008

O que é a realidade?



"Olhe além ou simule a própria vida"


Este termo (realidade) deve ser utilizado no plural, "as realidades”, porque o mundo se apresenta de acordo com a perspectiva que cria-se para ele, ou seja, conforme o nível de percepção e intenção de quem está observando.
Partindo deste pressuposto, o homem é o construtor da realidade, porém ele acaba sendo submetido a ela, por viver sem entender tudo o que está ao seu redor.

É simples e confortável esse estado de "não-consciência". O social, a cultura, o regime e as religiões são fatores que dissimulam a realidade, mas estes não são o produto da irrealidade, mas sim alguns dos meios canalizados.
A verdade é que vivemos em uma simulação da realidade, onde as pessoas enxergam apenas as sombras e tomam partido apaixonadamente acreditando ser a verdade.

As pessoas enxergam o mundo através de uma viseira, que foi-lhes colocada através de interesses alheios calçados na natureza humana. Essa fantasia criada pela viseira é sempre admirável aos nossos olhos, confortável, tentadora e anestesiante. O problema aparece a longo prazo, quando este delírio acabou controlando seu próprio criador - o homem. Não existe mais mentira, ela agora está escondida na mente não mais viva.

A mentira agora é a realidade, e a realidade uma mentira. O valor é real, o não valor é falso.

Esta "realidade" pode ser chamada também de "híper-realidade", onde as pessoas preferem viver o "parecer", do que o "ser", sendo enganadas e confundidas pela realidade que enxergam. Exemplificando, preferem apenas parecerem para as outras e para o mundo, ritualizando seu modo de agir, roupas, e modo de pensar em relação ao que é o conceito social idealizado e padronizado. Em outras termos, tudo aquilo que é considerado bom, status, luxo, nobreza, poder, até bondade cooperativa e solidária (que na verdade, quando transita para o ser, é competição e antagonismo) são resíduos ritualísticos incorporados como a própria natureza da realidade.

As pessoas não querem as coisas, elas querem os signos que estas indicam - os valores impostos pela vida social - que rodeiam os mais bem adaptados ao seu redor, na sua vida - como já dito, de forma dissimulada, os famosos e ricos.
O ser humano vive dentro de uma redoma fantasiosa, na qual o objetivo e o resultado de tudo isso é a mesma coisa, apenas se manterem lá para sempre - os mesmos valores e objetivos lúdicos.

As pessoas sentem angústias, dúvidas e medos, e tentam anestesiar todo esse sofrimento através do "parecer", mas não é percebido que o "parecer" é o vazio que tanto lhes incomoda.
Todos temos escolhas, o concelho do blog CCAL é que todos escolham "ser". Com certeza não vai ser tão belo, mas a verdade é a única beleza que sempre poderemos compartilhar.

6 comentários:

  1. Eu sabia que teria algo nesse sentido..
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Enxergar a realidade é para poucos.Muitos ate tentam enxergar mas nao conseguem ou porcausa da midia,ou porcausa das pessoas que vivem em um mundo de faz de conta, ou até mesmo por causa de nós mesmo que para buscar a felicidade fugimos a todo custo da realidade.Esse é um tema que gera uma enorme e importante reflexão pessoal de cada um consigo mesmo e com o restante das pessoas.Parabens pelo Blog cara,só assuntos interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Boa Eder, mto bom o blog...
    continua nesse caminho
    c escreve bem cara, mto bem..
    parabéns ae;
    dps posta umas sugestões de filmes interessantes, pq existem varios q abordam esses assuntos
    abrazz

    ResponderExcluir
  4. Eder. Parabéns pelo blog crítico. Uma das coisas que eu admiro em você, é essa vontade que você tem de "vomitar" no mundo coisas que talves ninguém nunca vá saber. Agora sobre o texto: "As pessoas sentem angústias, dúvidas e medos, e tentam anestesiar todo esse sofrimentos com o "parecer", mas o que eles não percebem é que, o "parecer" é o que os afundam. Todos temos escolhas, meu conselho é que todos escolham "ser", com certeza não vai ser tão belo [...]". Essa frase me ajudou muito a pensar sobre uma situação em que passo em minha vida atual. Na verdade, acho que deveriamos pensar no ser como "ser" humano, em ser humano, em poder ser livre pra errar e acertar apenas por ser humano, sem máscaras, sem medos, e sem essa viseira que você diz.
    grande beijo e espero que você faça mais textos para nos acrescentar mais.

    ResponderExcluir
  5. Grande Eder. Uma coisa vc pode ter certeza, o número dos que irão se identificar com seus textos vai lhe surpreender. Outra é que você mesmo talvez passe a ter receios de determinadas coisas que quando saem de nossas cabeças nos assustam. Desejo uma bela trajetória para seu blog. Luciano Alvarenga

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu blog. Te achei na comunidade "Percepção da Realidade", e realmente me interesso pelo tema. Tenho alguns textos e questionamentos acerca do assunto, depois gostaria de te mostrar.

    Esse trecho, em particular: "A verdade é que vivemos em uma simulação da realidade, onde as pessoas enxergam apenas as sombras e consideram a verdade. As pessoas enxergam o mundo atrás de uma viseira, que foi colocada através de interesses, mas um ponto tem que ficar claro, essa fantasia criada pela viseira, é tão linda, confortável, tentadora e anestesiante, que a longo prazo, este delírio, acabou controlando seu próprio criador." me pareceu bem platônico, algo como "O Mito da Caverna".

    ResponderExcluir