segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O que é Esclarecimento?


O Esclarecimento só pode acontecer quando o homem está em liberdade, não tendo medo de assumir riscos e pensando por si próprio.
A menoridade é o estado cômodo em que se encontram as pessoas que se baseiam nos outros para tomarem suas decisões. E o Esclarecimento é a saída do homem dessa menoridade, pela qual ele mesmo é responsável.
O próprio homem é o culpado de sua menoridade. Falta decisão e coragem para utilizar-se de seu próprio entendimento, sem precisar de direcionamento dos outros.

Além da covardia, a preguiça é uma das razões para se permanecer na menoridade. É muito mais fácil e cômodo ser menor, deixar que os outros façam de tudo e não seja preciso se esforçar – ter um guia espritual para pensar em seu lugar, um médico que diga o que comer e como se exercitar, um livro que forneça explicações, etc.
De todos os lados ouve-se que não se deve raciocionar. O militar diz: “Não raciocine, obedeça!”. O financista exclama “Não raciocine, pague!”. O sacerdote proclama: “Não raciocine, creia!”.

Aí se encontra a limitação da liberdade, que é necessária para o esclarecimento. Mas isso não o limita.
Segundo o filósofo Emmanuel Kant, o que não impede e até mesmo favorece o esclarecimento é o uso público da razão – raciocínio livre de um homem sábio em meio a outras pessoas. O uso privado da razão – uso que o homem pode fazer de sua razão em um certo cargo público ou função a ele confiada - pode muitas vezes ser limitado, mas sem impedir totalmente o progresso do esclarecimento.
No uso privado, o homem sábio deve seguir as normas a que esta subordinado pelo cargo, podendo dar conhecimento de suas idéias ao público, mas desde que elas não entrem em conflito com as normas. Nesse caso é permitido raciocinar, mas se deve obedecer. O que se torna um absurdo - os próprios tutores do povo estão subordinados, vivem em menoridade.

Os ‘tutores’ tratam de preservar a tranquilidade das pessoas, fazendo-as se sentirem confortáveis na menoridade, e mostrando o perigo que é tentar andarem sozinhas.
Torna-se extremamente impensável para as pessoas a saída da menoridade, pois ela passa a ser algo natural, torna-se uma parte intrínseca delas.
Assim, a imensa maioria das pessoas considera difícil e perigoso deixar a menoridade para atingir o esclarecimento.

Portanto, ser esclarecido não é apenas ter um profundo conhecimento sobre um assunto (condição de Scholar), mas combinar isso com a conquista da autonomia – que é o passo fundamental dado apenas por uma minoria. Nesse sentido, todos possuem potencial para esclarecer-se, já que possuem a capacidade de pensar. Mas nem todos conseguem superar o medo, a preguiça ou o interesse particular - o que é necessário para alcançar a condição de esclarecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário