segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O CULTO À CERVEJA

Por Luciano Alvarenga



"As Razões que mataram Humberto Baitelo"


Este fim de semana morreu meu colega de trabalho e amigo Humberto BAitelo. Baitelo era jornalista, professor universitário, foi secretario da prefeitura de Mirassol em épocas passadas, militante político das melhores causas e morreu num acidente de carro na W.Luis provocado por um garoto de 18 anos, bêbado dirigindo a mais de 150 por hora e que havia ganho o carro dos pais aos 16 anos. Meu amigo Humberto seguia em sua mão normalmente quando foi violentamente atingido por trás, a pancada foi tão forte que ele morreu na batida e não nos seguidos capotamento do carro.

O garoto matou Baitelo. Professor, pai, uma liderança e uma inspiração para os alunos, cara ético, serio, coisa rara nos dias de hoje, morreu por que um garoto resolveu encher a cara e dirigir.
Matou não apenas o Humberto, matou o que ele fazia, matou as pessoas que nele se inspiravam, matou um pouco de todos os amigos dele. Matou o que ele ainda faria, as pessoas que educaria, matou a alegria dos amigos que com ele tinham relação.
A morte do Baitelo é fruto do culto à cerveja no Brasil. Sua morte é fruto da idéia de que ser homem é beber, encher a cara e contar na segunda feira quantas caixas de cerveja foram tombadas no fim de semana. Este garoto pode contar que bebeu todas e ainda matou o Baitelo.
A morte do BAitelo é conseqüência de uma sociedade que abandonou qualquer compromisso com a educação e a formação ética e moral dos jovens. A molecada está livre para fazer o que bem entender, matar inclusive. A juventude de hoje, em geral, é o oposto daquilo que a sociedade deveria cultivar. Sua julgamento das coisas é o avesso da realidade. A covardia e a apatia dos adultos deram a jovens como este que matou Baitelo, o direito de mandar e desmandar, fazer e desfazer sem responsabilidade alguma. Matam e nada acontece. Dizem que o garoto é de casta nobre, diga-se rica, de Mirassol. Com isso estamos dizendo quase tudo do que irá acontecer daqui para frente.
A sociedade caminha à beira do abismo guiada por uma juventude sem rumo, sem direção, sem compromisso e isso tudo pelo simples motivo de que são jovens. Me Desculpe meus jovens, mas vocês foram convencidos de que são a vanguarda da sociedade, não são, os adultos deveriam ser, mas abdicaram deste papel, se acovardaram, estão entretidos demais com a própria beleza para pensar nos rumos que a sociedade deve tomar.
Baitelo, um homem que não se furtava o dever de ser adulto foi morto por um garoto que provavelmente nunca conheceu um adulto que lhe educasse.
BAitelo, você fará falta. Lamentavelmente não pude conhecê-lo mais, mas espero e confio que esteja bem agora.Luciano Alvarenga

4 comentários:

  1. Um homem que foi além da maioria, uma perda grande para mim.

    ResponderExcluir
  2. colocar a culpa de tal barbaridade na cerveja pura e simplesmente é equivocado. é como se o cachorro mijasse no sofá, e vc vende o sofá.

    eu amo cerveja, faço questao de sempre tomar um copo até durante a semana. mas jamais me permito ir ao bar de carro, sempre ando nem q seja 2 km até o bar, ou pego onibus/taxi para ir e voltar. nao me permito mesmo.

    a culpa real é a da cultura, como vc disse, de q beber e dirigir nao faz mal, ou q homem é mais homem qnd ta de carro, seja no bar ou na festa. e isso é alimentado por ambos os lados.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o post. E ainda acho que a nossa sociedade está muito preocupada com drogas que oferecem muito menos perigo do que o álcool. A maconha por exemplo, causa bem menos problemas e saúde do que o álcool, mas por que só falam na proibição da primeira? A resposta é que questões políticas estão envolvidas. Para finalizar, digo que o álcool deveria ser proibido assim como a maconha, porque é um risco tanto para quem consome quanto para quem está próximo. http://nerdworkingbr.blogspot.com/search/label/Drogas

    ResponderExcluir
  4. Efésios 5:18 “ um copo de bebida alcoólica é um copo de devassidão”; ( O teor alcólico é baixo ? então roubar e matar unzinho só pode ? Deixas tua filha ficar levemente grávida ? ), Isaias 28:1, Pv. 20:1 O álcool é alvoroçador, escarnecedor, quem é por eles vencido não é sábio; Proverbios 23:20,21. Habacuque 2:15 = Maldito aquele que da de beber ao seu próximo, I Pedro 5:8 = Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, Brahmando como leão, buscando a quem possa tragar. Cristo transformou água em vinho fresco ou seja suco de uva. Eclesiastes 10:17 Só os com falta de neurônios bebem.I Corintios 6:9,10 musiquinha para alegrar os guampas = http://www.youtube.com/watch?v=OjdrgWn9_… Look this : http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20121021065640AAzSOon

    ResponderExcluir