sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A ILÓGICA DE UM DEUS ONIPOTENTE



Aristóteles um filósofo grego, que viveu em 384 a.C, em uma época onde a Filosofia era a plataforma de quase todos os conhecimentos do homem. Na física, metafísica, poesia, no teatro, na música, lógica, retórica, no governo, na ética, biologia e zoologia.

Um dos grandes trabalhos de Aristóteles foi o seu método de lógica.

É importante lembrar que todo o conhecimento do homem nos é dado através de interpretação humana, dentre eles, a lógica é um método onde idéias podem ser excluídas e duvidadas.

Utilizando da lógica Aristotélica repasso um argumento sobre a ilógica de um deus onipotente:

- Concordam que para Deus ser um ser onipotente, ele deve ser capaz de fazer qualquer coisa? Afinal ele tem todo o poder nas suas mãos.

Imaginem que eu possa pedir para Deus criar uma bolinha flutuante na Terra, ao lado de seu computador. Ele pode certo? Basta estalar os dedos.

Agora peço para Deus que faça com que nada nesse mundo, nem no Universo, nem em tudo que exista possa movê-la - ela deve ficar estática para toda eternidade. Nenhuma força, nem nada e ninguém pode ser capaz de retirá-la do lugar. Deus é capaz de conceber o meu pedido? Bom, se ele quiser, é claro! Ele é onipotente. Possui toda a força nas suas mãos.

Que assim seja! Deus fez com que a bolinha ficasse estática por toda a eternidade e nada seria capaz de movê-la.

Agora, faço outro pedido a Deus (lembrando da onipotência que possui): " - O senhor poderia mover a bolinha?"

E agora? Ele não é um ser Onipotente? Então ele consegue movê-la! No entanto, se ele conseguir movê-la, ele estará passando por cima de seu próprio poder onipotente, quando fez com que a bolinha nunca pudesse mais ser movida.

Se Deus movê-la, ele não pode ser onipotente, pois sua ordem e poder para que a bolinha nunca pudesse ser removida do lugar terá sido destituido. Já se ele não puder mexer a bolinha, ele não pode ser considerado onipotente, já que ele não possui o poder de fazer tudo, pois não consegue mover a bolinha.

Assim, Deus não é onipotente.

4 comentários:

  1. Fenomenal! Eu tinha ouvido falar já desse paradoxo da onipotência, mas o exemplo que usavam era o de uma pedra que não pode ser movida...enfim...Muito bom isso! É um pensamento que um físico acho que diria que é "elegante" haha.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... :)

    Essa é só uma (das MILHARES) de falhas nas religiões atuais e antigas. Com exceção, claro, do panteísmo, porque esta é apenas uma posição filosófica.

    Para os panteístas a palavra "deus" é usada como sinônimo para o universo, as leis da física, a química que nos criou, a evolução que nos modelou... A natureza, enfim. :)

    ResponderExcluir
  3. Deus é maior que tudo...já diria a passagem...''não tentarás o Senhor teu Deus'', infelizmente tem pessoas que criticam os religiosos por acreditarem num mundo que foi criado, mas eles mesmo não enxergam que acreditam em algo tão ''absurdo quanto'' ao dizer que o universo é fruto de uma grande explosão, onde toda sua massa estava concentrada em um ponto de singularidade do espaço...horas se o universo não foi criado de onde surgiria um grande explosão? Como podemos ter um fenômeno físico altamente poderoso sem uma força externa que não conhecemos...o problema é que enquanto nós religiosos acreditamos e conciliamos nosso pensamento com a ciência, a alguns céticos mantém o nariz empinado e se acham o dono da verdade sem o mínimo de conhecimento...na verdade os grandes pesquisadores e cientistas não são assim, na verdade eles respeitam e sabem que a ciencia sozinha não responde todas as questões (vide entrevistas do Marcelo Gleiser, por exemplo) bem como a religião por si só não responde nada...o problema então é ''pseudo-cientistas ''(entenda-se pessoas que escrevem sem nada saber) usando de argumentos da ciência pra reforçar seus baixos pontos de vistas...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o outro cidadão que comentou, nós cristãos, evangélicos ou católicos cremos num Deus de misericórdia que Ele ilumine o coração de vocês, estamos em oração por vocês todos os dias

    ResponderExcluir