quinta-feira, 26 de junho de 2008

Máquina natural Vs Máquina artificial


O futurologista Alvin Toffler acredita que a máquina artificial, ainda no pós-modernismo, poderá alcançar uma consciência maior do que a máquina natural, ou seja, o ser humano.

Ao contrário de Toffler, o antropólogo Edgar Morin, acredita que o ser humano consciente de sua condição humana nunca vai ser ultrapassado pela máquina artificial. Segundo Morin, alguns seres humanos possuem o pensamento complexo, transcendem sobre uma entropia que ainda não foi solucionada pela I.A. (inteligência artificial). Assim, apenas os seres humanos com o pensamento capaz de olhar o todo, e todas as suas partes, ao mesmo tempo, podem transcender a desorganização.

Este é o objetivo pelo qual este blog nasceu, observando o ambiente em que nós humanos hoje vivemos, e, assim, sabendo que a seleção natural conduzirá apenas pouquíssimos seres humanos para o despertar ao que o mundo, verdadeiramente, é, e terem capacidade de compreender o que é a liberdade para perceber aquilo o qual realmente sabemos, e o que simplesmente não sabemos - superar a natureza humana de criar intencionalidades através de experiências e iludir-se.

O Blog Criando Condições à Liberdade tem como objetivo rasgar a realidade, os valores e percepções condicionados por fatores culturais e biológicos, criando condições à liberdade de percepção. Partimos de Morin, que diz que nem todos serão ultrapassados por máquinas artificiais, buscando que quase todos não o sejam. 

Mas independente do "Enigma do Homem", de Morin, e do "Choque do Futuro", de Toffler, somos a favor da evolução - seja qual for o tipo de máquina.

3 comentários:

  1. Oi Eder...

    Gostei do texto... num tenho nenhum teorico que posso comentar ou complementar. Também sou a favor da evolução tecnologica, mas acredito que a maquina ainda irá ultrapassar até os mais "despertos".

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na complementação um do outro. A fusão, na convivência do dia-a-dia, de uma inteligência artificial, com uma inteligência humana. Assim como já acontece hoje.
    Desde já a um certo tempo, o homem se utiliza da inteligência artificial como elemento propagador poder de alcance da sua própria inteligência, funciona como uma extensão do corpo humano.
    Por exemplo, hoje utilizamos o computador para armazenar dados, processar tarefas e até mesmo nos comunicar, como neste blog. Tarefas antes desempenhadas pelo nosso corpo e que agora utilizamos equipamentos para executar. Esta união, formando um andróide virtual, umas mistura irreal do humano com o tecnológico, é nisso que acredito como futuro, a máquina como extensão do homem e talvez vice e versa.

    ResponderExcluir
  3. Tbm sou a favor da evoluçao e concordo que apenas os mais "despertos" ,usando seu termo, nao serao ultrapassados pelas maquinas. Algumas hoje ja podem ultrapassar muitas pessoas, imagine daqui alguns anos..
    Abraço

    ResponderExcluir